Convento de São Francisco

Convento São Francisco

Convento de São Francisco é parte de um conjunto arquitetônico barroco de excepcional importância, que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia. Localiza-se na Ladeira de São Francisco, 280, em OlindaPernambuco.

É convento franciscano mais antigo do Brasil. Sua construção foi iniciada em 1585, com projeto do frei Francisco dos Santos, mas foi parcialmente destruído pelos holandeses no ano de 1631 e reconstruído ainda no século XVII. Em frente ao convento existe um cruzeiro trabalhado em pedra de arenito retirada dos arrecifes.

O claustro e a sacristia são famosos pela série de painéis de azulejos portugueses, com cenas diversas. Na igreja, na sacristia e na capela chama a atenção o rico trabalho de talha em madeira do teto, com caixotões contendo pinturas do século XVIII. O mosteiro tem ainda uma biblioteca com um precioso acervo de obras raras, e nele foi instalada a primeira biblioteca pública de Pernambuco.

O conjunto foi incluído no rol dos monumentos do Centro Histórico de Olinda, tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

 

R. São Francisco, 280 – Olinda

(81) 3429-0517

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 8h às 12h e 14h às 17h. Sábado, das 8h às 12h.

nenhum comentário

Igreja do Alto da Sé – Olinda/PE

Igreja da Sé


A Igreja da Sé também conhecida como Igreja de São Salvador do Mundo, foi fundada como paróquia por alvará trazido por Duarte Coelho em 1534 — a primeira do Nordeste.
Inicialmente muito simples, feita de taipa, foi posteriormente reconstruída e
ampliada com alvenaria, em 1584.
Como conseqüência das lutas contra a presença holandesa em Pernambuco,
após um grande incêndio, ficou em ruínas. No entanto, foi reerguida na segunda metade do século XVII, sendo, atualmente, a Catedral do Arcebispado de Olinda e Recife.

Feirinha de artesanatos e tapioca todos os dias no Largo da Sé, em frente a igreja.

nenhum comentário

Convento de São Francisco / Igreja de Nossa Senhora das Neves

casadeolinda_convento2

O Convento primitivo foi construído em 1585, com projeto do frei Francisco dos Santos, sendo o primeiro estabelecimento franciscano do Brasil. É formado por um conjunto que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque (a mais antiga Capela da Ordem Terceira Secular existente no país), a Capela de Santana, revestida com painéis de azulejos e o claustro (com 16 painéis de azulejos portugueses que retratam a vida e a morte de Francisco de Assis) e a sacristia.

Nesses conjuntos, chama a atenção o rico trabalho de talha em madeira do teto, com caixotões contendo pinturas do século XVIII. Sua capela-mor conventual é parte da primeira igreja primitiva, projetada antes do incêndio causado pelos holandeses em 1631. Atualmente, a igreja apresenta elementos arquitetônicos raramente utilizados na região, como a galilé e a arcada, originários das igrejas de três naves.

Completa o conjunto arquitetônico, em frente ao convento, um grande cruzeiro trabalhado em pedras retiradas dos arrecifes. Por fim, um corredor ladeado de painéis profanos (com cenas do cotidiano da corte) conduz a sacristia, revestidas de azulejos, com mobília de jacarandá trabalhado e forro com mosaico de pinturas sacras. Em 1831, foi instalada no local a primeira biblioteca pública de Pernambuco.

Localização: Rua de São Francisco, 280 – Carmo

Fone: (81) 3429.0517 ou 3493.0313

Visitação: todos os dias, de 9h às 12h e das 14h às 17h.

Missas: terça-feira, às 19h, sábado, às 17h, e domingo, às 8h.

nenhum comentário